Agefis e Seops apreendem uma tonelada de carne irregular em Brazlândia
- Do Correio Braziliense - Foto: Wellington Magalhães CB/DA Press Uma operação conjunta da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e da Secretaria de Ordem Pública Social (Seops) apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (16/6), uma tonelada de carne sem procedência sendo descarregada na Feira Permanente localizada no assentamento Vila São José em Brazlândia.
Entre o material, carne de porco, miudos, frango e peixe. De acordo com a assessoria de imprensa da Agefis, a carne não tinha procedência, ou seja, não passou por inspeção e não tinha nota fiscal. O responsável foi multado no valor de R$ 2 mil e liberado em seguida. O órgão informou que a multa pela irregularidade pode chegar à R$ 75 mil.
A ação teve início às 5h, durou cerca de três horas e contou com a participação de cinco auditores fiscais, três equipes da Seops, um caminhão, seis apoios braçais e três carros pequenos.
As carnes apreendidas foram levadas até o Zoológico de Brasília, onde passará por avaliação laboratorial. Segundo a Agefis, parte do material nem deverá ser aproveitado e segue para inceneração. O restante poderá ser utilizado para o consumo dos animais, caso seja comprovado que está em bom estado.
Desde o início deste ano foram apreendidas 21 toneladas de carne com irregularidades em ações conjuntas da Agefis e da Seops.